:

Gato apático? Como animá-lo?

Mariana Barros
Mariana Barros
2025-03-09 19:13:25
Número de respostas : 124
0
Brinque com o gatinho. Além de gastar a energia dos bichinhos, brincar com o seu gato é uma forma de demonstrar atenção e cuidado com o pet. Seja com a ajuda de brinquedos ou não, a hora da brincadeira é sempre um momento divertido e de descontração. Eventualmente, ofereça brinquedos ou petiscos para o seu gato para agradá-lo.
Noel Ferreira
Noel Ferreira
2025-03-09 13:04:08
Número de respostas : 138
0
Brincar com gatos pode ser muito divertido! Você pode contar com várias opções de brinquedos interativos que afastam a preguiça dos bichanos e os deixam mais ativos, como a vareta para gatos e acessórios com corda. Assim, o tutor passa a desempenhar o papel de “presa” na brincadeira, o que serve para estimular os instintos de caça dos felinos e faz com que eles se exercitem cada vez mais enquanto tentam agarrar o brinquedo. É uma boa ideia para tirá-los da inércia, não acha? Outras brincadeiras para gatos que também são grandes aliadas nesse momento são a bolinha com guizo e os arranhadores. Essas são alternativas para os bichanos brincarem sozinhos no tempo livre, sem a necessidade do tutor estar por perto. Além do mais, o arranhador para gatos, por exemplo, é super indicado para desestressar os bichanos no dia a dia e para evitar que ele use os móveis da casa para afiar suas garras. A instalação de nichos, redes e prateleiras é uma das melhores ideias para colocar em prática na casa. Afinal, os felinos amam explorar, escalar e se esconder, e o enriquecimento ambiental ajuda a estimular ainda mais o instinto e comportamento natural desses animais. Inclusive, o tutor pode incentivar o gato a subir e descer desses locais, com brinquedos que simulam presas ou mesmo com grãos de ração ou petisco. Basta "guiar" o bichano pelas prateleiras e, quando completar o circuito, recompensá-lo.
Luana Balestero
Luana Balestero
2025-03-09 12:52:30
Número de respostas : 132
0
As brincadeiras desempenham um papel fundamental na vida dos gatos. Mais que simples diversão, são essenciais para o bem-estar físico e mental do bichano. Esses felinos são animais naturalmente caçadores e curiosos, e os estímulos simulam seus instintos naturais de perseguir, caçar e explorar o ambiente. As atividades lúdicas exercitam e ajudam a evitar o tédio e o estresse, o que é especialmente importante em ambientes internos, em que a falta de estímulo pode levar a problemas comportamentais.
Júlio Camacho
Júlio Camacho
2025-03-09 10:22:06
Número de respostas : 125
0
Tentar reestabelecer a rotina, melhorar os estímulos e desafios (como brincadeiras), oferecer formas e tipos diferentes de alimentos e dar mais atenção para o gato com olhar triste já é um início para ajudá-lo a diminuir o sofrimento. Caso nenhuma destas dicas ajude a animar o seu pet, procure a ajuda de um médico-veterinário especializado em comportamento felino para identificar a causa e contribuir para o bem-estar do seu gato.
Nayara Pena
Nayara Pena
2025-03-09 03:38:48
Número de respostas : 125
0
Gatos podem ser muito carinhosos com seus tutores. Observe a hora do dia que seu peludinho demonstra maior “carência”, por assim dizer, e corresponda com carinho e atenção. Como todo animal doméstico, gatos precisam do nosso amor e gostam de ter um vínculo afetivo conosco. Você pode melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do seu gato adicionando elementos ao ambiente que o estimulem física e psicologicamente. Esteja atento à saúde dele, pois quando doentes ou indispostos, os gatos tendem a se isolar, ficam menos ativos, deixam de comer e podem apresentar mudanças de comportamento.
Walter Barreto
Walter Barreto
2025-03-09 03:25:51
Número de respostas : 137
0
Descubra qual é o brinquedo preferido dele, se ele gosta de jogos interativos como circuitos, caixas para retirar o petisco de dentro, ou brinquedos que estimulem a caça como penas e ratinhos. No começo, seu gato pode se mostrar desinteressado, mas é preciso persistência e tentar um pouquinho a cada dia para ele se render à brincadeira. Além das brincadeiras, apenas estar junto significa muito ao seu felino. Entendemos que não tem como deixar de sair para trabalhar ou estudar, mas use o tempo que você estiver em casa para dar atenção ao seu pet e o envolver nas atividades, isso realmente faz a diferença. Invista em um bom arranhador, caminha suspensa, prateleiras e até mesmo em um playground. Você pode também oferecer tocas e esconderijos para eles se sentirem mais seguros e confortáveis. Uma janela grande com uma árvore na frente para seu gato observar pode ser a coisa certa para animar seu peludo e entretê-lo por muito tempo.