:

Existem maneiras de saber se um gato é de raça ou vira-lata.

Edson Brito
Edson Brito
2025-03-08 16:17:59
Número de respostas: 109
Quando adotamos um gato, fica mais difícil saber sobre sua origem. Alguns possuem raça definida, mas sem o histórico familiar não é possível afirmar logo de cara. As características físicas do gato dizem muito sobre ele. Analise as características físicas do gato, como orelhas, cauda, focinho e pelagem, que ajudam a identificar a raça do felino ou, pelo menos, descartar algumas hipóteses. A forma mais eficaz de descobrir a origem do gato é por meio de um teste de DNA. Para ter certeza de que um gato pertence a uma específica, ele deve possuir um Certificado de Pedigree.
Sara Alves
Sara Alves
2025-03-06 23:20:51
Número de respostas: 120
Para um animal ser de raça, é preciso que seus antecedentes tenham as mesmas características, isso faz com que toda a linhagem desse animal seja "pura". Se ocorrer miscigenação, a "pureza" da geração do felino se perde, pois um gato de raça se caracteriza por não ter mistura alguma. É preciso uma busca na genealogia do seu gato. Hoje em dia, é muito difícil existir felinos totalmente "puros", pois os cruzamentos entre eles ocorrem sem se preocupar em manter a linhagem. No Brasil, os gatos vira-latas são os mais populares entre donos, e 80% dos gatos que vivem em casas brasileiras entram no perfil de SRD (Sem Raça Definida). Os vira-latas e suas designações, como o Gato Doméstico de Pelo Curto e o Gato Doméstico de Pelo Longo, surgiram por conta dessa mistura.
Aparecida Urias
Aparecida Urias
2025-03-06 18:33:55
Número de respostas: 129
Diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Embora as raças de gatos apresentem características específicas e padronizadas, os vira-latas são bastante variados. Alguns fatores ajudam a descobrir se o bichano é um gato de raça ou não, como o padrão genético, a aparência, o temperamento do felino e, claro, o registro de pedigree. A maneira mais certeira e segura de você descobrir se o gato é de raça ou não é através de um teste genético. Todo gato de raça é registrado pela Federação Felina Brasileira (FFB), então uma dica para diferenciar um gato de raça de um vira-lata é conferir se o gatinho não está registrado na Federação.
Agostinho Alves
Agostinho Alves
2025-03-02 12:35:19
Número de respostas: 118
A raça do gato é atestada pelo pedigree, um documento que registra a genealogia do animal para que ele possa conferir a linhagem dos seus antepassados. Sem o pedigree, que geralmente é solicitado pelos gatis, o animal é considerado SRD. Gato SRD ou gato vira-lata se referem aos mesmos bichinhos: aqueles que não têm pedigree atestando a sua linhagem. Para perceber isso, é só ver que os gatos SRD são maioria nas casas brasileiras.
Denis Zambrano
Denis Zambrano
2025-03-01 16:56:42
Número de respostas: 123
Um gato só pode se tornar de raça após intervenção humana. A diferença está na genética: como os gatos de ruas se reproduzem sozinhos, não há um controle da linhagem. Para que uma raça seja inscrita na federação, é preciso seguir alguns padrões nas características, como focinhos, olhos, orelhas, pernas, peso, além das texturas da pelagem, comprimento e, em alguns casos, cores. Apesar de aparentar ser um gato comum, como os que são vistos nas ruas, há mais facilidade de encontrar o brazilian shorthair em outros países.
Kauan Leal
Kauan Leal
2025-03-01 06:31:29
Número de respostas: 127
Peça a documentação do animal, pois é nesse documento que encontraremos nome, data de nascimento, cor, entre outras informações de identificação do gato. No pedigree, você também achará informações sobre a ancestralidade e a raça do bichano, indo até a terceira geração anterior a ele. Observe suas orelhas, pois o tamanho, o comprimento e o formato delas podem revelar a qual raça o gato pertence. O formato do focinho diz muito sobre o felino. Por exemplo, se for achatado, em formato de “V”, são grandes as possibilidades de ser um gato Persa. Além disso, a pelagem do felino, como cor, comprimento e espessura, são características que podem ajudar a identificar de que grupo ele é.
Simon Mendonça
Simon Mendonça
2025-03-01 04:13:03
Número de respostas: 136
O gato vira-lata, também conhecido como SRD (Sem Raça Definida), não possui pedigree, ou seja, não tem um certificado atestando sua linhagem pura. O gato SRD não possui origem definida, até porque, ele é resultado da mistura de diversas raças. Por isso, esse animal também não conta com pedigree, que é um certificado para atestar as linhagens de cada raça de bichano. Podem ser fruto de misturas de diversas raças, portanto apresentam algumas semelhanças com alguns tipos de bichanos como o Siamês ou o Persa. A imprevisibilidade é um dos traços mais legais desses gatos, a começar pelo tamanho.