:

O gato transmite esporotricose para humanos.

Noel Ferreira
Noel Ferreira
2025-03-07 19:07:24
Número de respostas: 138
Ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato. Só se contrai a doença pelo contato com meios ou animais contaminados, não havendo transmissão de pessoa para pessoa. É importante que os gatos não saiam de casa, evitando, assim, que contraiam esta ou outras doenças e as transmitam, tanto para humanos como para outros animais.
Kauan Leal
Kauan Leal
2025-03-07 10:40:23
Número de respostas: 127
Gatos e humanos podem contrair esporotricose. Uma vez o gato sendo por hábito um manipulador de troncos de árvores para afiar unhas, ele carrega estes fungos nas unhas. Os humanos contraem a doença quando são arranhados, mordidos ou se estiverem machucados e encostarem na área infectada do animal. O fungo penetra pela pele e os organismos migram pela cadeia linfática, levando a uma doença severa sistêmica aos seres humanos.
Jaqueline Estrada
Jaqueline Estrada
2025-03-06 22:18:03
Número de respostas: 130
Sim, a esporotricose é considerada uma zoonose, ou seja, transmite dos animais ao homem. O contato com vegetais em decomposição, arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum, causa a infecção. Atualmente, sua ocorrência está cada vez mais relacionada à transmissão por animais, principalmente a partir de gatos domésticos infectados.
Vicente Zaragoça
Vicente Zaragoça
2025-03-06 13:34:21
Número de respostas: 139
A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum. O gato é atualmente o principal transmissor da doença, protagonista da esporotricose zoonótica. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela implantação do fungo na pele ou mucosa por meio de um trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; ou arranhadura ou mordedura de animais doentes.
Andressa Leon
Andressa Leon
2025-03-04 21:12:44
Número de respostas: 119
Sim, os gatos são os principais animais afetados e podem transmitir a doença para os seres humanos. Animais contaminados, em especial os gatos, também transmitem a doença, por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada. Os gatos podem transmitir esporotricose para as pessoas por meio de arranhões, mordidas e contato direto com a lesão.
Julieta Duarte
Julieta Duarte
2025-03-04 05:13:34
Número de respostas: 124
A transmissão zoonótica da esporotricose para humanos ocorre principalmente por contato direto com as lesões, arranhaduras ou mordeduras de animais infectados. A fonte principal de infecção é o gato doméstico (Felis catus). Durante todo o tratamento, o animal poderá transmitir a doença ao tutor.
Mariana Barros
Mariana Barros
2025-03-01 02:04:01
Número de respostas: 124
O infectologista Flávio Telles alerta que a esporotricose, doença que acomete gatos e pode ser transmitida para humanos, está descontrolada. A transmissão da esporotricose ocorre entre gatos e deles para cães e seres humanos através de mordidas, arranhões e do contato com as lesões dos infectados. Os bichanos carregam o fungo nas garras, na saliva e no sangue. Em seres humanos a esporotricose é benigna, mas pessoas imunodeprimidas merecem atenção, porque nelas há a possibilidade de evolução para formas graves.
Jéssica Ávila
Jéssica Ávila
2025-02-28 12:04:02
Número de respostas: 124
Os gatos são os principais hospedeiros desses patógenos. Uma vez infectado, o gato pode efetivamente disseminar o fungo para outros animais e seres humanos, o que pode desencadear um novo ciclo de transmissão e possivelmente causar um surto. A transmissão da Sporothrix spp. é particularmente preocupante entre veterinários e outros profissionais que têm contato direto e frequente com gatos. Entretanto, os proprietários de gatos também são um grupo de risco e podem ser expostos à infecção. Por meio de contato direto com exsudato de lesões cutâneas, mordidas ou arranhões de gatos infectados, a transmissão pode ocorrer.
Daniele Quintana
Daniele Quintana
2025-02-28 10:38:05
Número de respostas: 120
De acordo com uma nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2023, cerca de 90% dos casos de esporotricose em humanos, gatos e cachorros têm relação com a espécie típica do Brasil. E os felinos são os mais afetados, bem como os principais hospedeiros e vetores do fungo para os seres humanos. A transmissão ocorre principalmente por meio de arranhaduras, mordeduras ou contato com lesões cutâneas. Contudo, há pessoas com esporotricose que não tocaram diretamente no animal, o que indica que o fungo pode ter vindo pelo espirro. Portanto, os gatos podem, sim, transmitir esporotricose para os humanos.