As doenças mais graves transmitidas pelo gato.

Roberto Valdez
2025-03-09 20:32:46
Número de respostas: 121
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário "Toxoplasma Gondii", encontrado nas fezes de gatos. Gestantes podem ter abortamento ou nascimento de crianças com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Os recém-nascidos infectados podem não apresentar sinais clínicos evidentes ao nascimento, mas podem sofrer alterações visuais e neurológicas, com sequelas mais frequentes e graves na toxoplasmose congênita não tratada. Pessoas com baixa imunidade podem apresentar sintomas mais graves, como febre, dor de cabeça, confusão mental, falta de coordenação e convulsões. A infecção congênita pode resultar em sérios impactos à saúde, com possibilidade de alterações na visão, inflamações em alguns órgãos e anormalidades neurológicas.

Marco Brito
2025-03-09 00:31:21
Número de respostas: 129
A leucemia viral felina (FeLV) é ocasionada por um vírus que pode provocar infecção permanente nos gatos, levando muitos pets à morte. A Imunodeficiência felina (FIV) também é transmitida via saliva e leva à queda do sistema imunológico de forma bruta, abrindo portas para diversos outros problemas de saúde. A panleucopenia felina é provocada por um parvovírus e leva a sintomas como febre, diarréia, vômitos, anorexia, entre outros. A bartonelose, conhecida como doença da arranhadura do gato, pode ser transmitida ao ser arranhado ou mordido por um gato portador. A esporotricose, causada por um fungo, pode causar lesões e úlceras na pele do pet e pode ser transmitida para humanos.

Jefferson Marinho
2025-03-08 20:56:29
Número de respostas: 127
Dentre as doenças mais comuns - e graves - que podem afetar o bichano, estão a FIV, FeLV e a PIF felina. A FIV felina - conhecida como a Aids nos gatos - é uma doença bastante complicada que atinge diretamente o sistema imunológico do bichano. A FeLV é conhecida como leucemia felina, sendo bastante parecida com a doença que acomete os humanos, e pode desencadear diversos problemas no organismo do animal. Dentre as doenças infecciosas, gatos precisam de atenção especial com a PIF felina, ou Peritonite Infecciosa Felina, que não tem cura e nem um tratamento específico. Além delas, a toxoplasmose, clamidiose e a insuficiência renal crônica em gatos também precisam de atenção, já que podem trazer graves consequências se não forem tratadas ou devidamente controladas.

Eduardo Cervantes
2025-03-08 07:05:01
Número de respostas: 132
A toxoplasmose é uma das doenças felinas mais conhecidas e, embora seu agente transmissor possa afetar mamíferos de todas as espécies, apenas o intestino do gato proporciona um ambiente ideal para que o parasita se desenvolva. A esporotricose é transmitida por meio da mordida ou arranhadura do gato contaminado e causa lesões pelo corpo, fraqueza, febre e anorexia. A bartonelose, por sua vez, é causada por bactérias e traz grandes desconfortos aos humanos, com sintomas como febre, dores musculares e articulares. A toxocaríase pode causar muitas complicações para o organismo humano, atingindo fígado, intestino, coração e pulmões.

Vinícius Barreto
2025-03-07 00:39:11
Número de respostas: 125
As doenças mais comuns transmitidas por gatos aos humanos são: raiva; esporotricose: uma doença fúngica que causa feridas na pele de várias regiões do corpo; micoses de pele; bactérias, como Pasteurella multocida, Staphylococcus aureus e Bartonella henselae; toxoplasmose. Mordidas e arranhões de gatos são responsáveis por 66 mil visitas anuais ao departamento de emergência. Pode haver a transmissão de bactérias, parasitas, fungos e vírus. A principal forma de prevenção de doenças transmitidas por gatos é lavar imediatamente o local com água e sabão da mordida ou do arranhão e, em seguida, procurar atendimento médico.

Sara Alves
2025-03-06 12:25:25
Número de respostas: 120
A FIV (Imunodeficiência Viral Felina) é uma das doenças mais temidas, pois o vírus ataca o sistema imunológico dos gatos e pode levar à morte. A FELV (Leucemia Viral Felina) é outro problema sério que causa enfraquecimento do sistema imunológico, gerando complicações. Ambos os vírus são transmitidos pelo contato da saliva de um gato infectado com um saudável. A insuficiência renal é comum em gatos mais velhos e pode levar à anemia, apatia, diarreia e desidratação. Além disso, os cálculos renais, gerados pela falta de hidratação, podem causar dor significativa e facilitar doenças infecciosas.

Patrícia Vale
2025-03-04 01:39:33
Número de respostas: 138
A leucemia felina (FeLV) é uma das doenças mais graves pela facilidade de transmissão e alcance de danos que provoca, incluindo a morte. A panleucopenia felina é mortal e os sintomas mais comuns incluem febre, vômitos, diarreia, depressão, fraqueza e desidratação. A imunodeficiência felina (FIV) é conhecida como a aids felina ou aids dos gatos e resulta em depressão absoluta do sistema imunológico. A peritonite infecciosa (PIF) afeta mais gatos jovens e pode ser transmitido através do contato direto de secreções orais e respiratórias, e ainda não tem cura.

Kauan Leal
2025-03-01 11:20:00
Número de respostas: 127
A toxoplasmose é uma doença transmitida pelo gato bastante conhecida, com contágio por meio da ingestão do parasita, geralmente alojado nas fezes de gatos infectados. A infecção por Bartonella Henselae, conhecida como a "doença da arranhadura do gato", é transmitida pelos arranhões dos felinos. A síndrome da larva migrans visceral, causada pelo parasita Toxocara Cati, pode afetar o intestino, fígado, coração ou pulmões. A esporotricose é outra doença transmitida por mordidas e arranhaduras de um gato contaminado, causada pelo fungo Sporothrix Schenckii.

Natan de Souza
2025-02-28 01:16:28
Número de respostas: 119
As doenças que podem ser causadas por gatos incluem a toxoplasmose, esporotricose e a síndrome da larva migrans visceral. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii, e a infecção ocorre por meio da ingestão de oocistos presentes nas fezes de gatos contaminados. A esporotricose pode ter transmissão relacionada com os gatos, enquanto a síndrome da larva migrans visceral é causada pelo parasita Toxocara cati, que pode ser encontrado nas fezes do gato contaminado. Além disso, a infecção por Bartonella henselae é transmitida por arranhões de gatos e pode causar infecções na pele, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido.
Leia também
- A expectativa de vida de um gato American Shorthair é de quantos anos.
- As doenças que o pelo do gato pode causar.
- A expectativa de vida de um gato de pelo curto.
- É possível saber se o gato tem esporotricose.
- O custo de um gato de pelo curto.
- Os gatos ficam idosos a partir de certa idade.
- O gato mais saudável.
- Os perigos de ter um gato em casa.
- O gato transmite esporotricose para humanos.
- Os primeiros sintomas da esporotricose são identificáveis.
- O temperamento do gato de pelo curto inglês é característico.