:

Nutrição felina ideal: como conseguir?

Denis Zambrano
Denis Zambrano
2025-03-09 17:36:39
Número de respostas : 123
0
Os gatinhos adoram ter várias opções à sua disposição, então, para agradar seu amigo bigodudo, alterne o menu diário com rações úmidas, secas, petiscos e outros pratos feitos especialmente para o seu animalzinho. Afinal, tal como os humanos, os animais também gostam de variar um pouco sua alimentação e experimentar novos sabores. As rações secas para gatos podem ter diversas texturas e sabores, portanto, são opções saudáveis para uma alimentação equilibrada dos bichanos. Essas rações já possuem todos os nutrientes dos quais os gatos precisam no dia a dia, mas você pode variar a alimentação do seu gatinho com sachês, petiscos e outras comidas, para quebrar a monotonia alimentar. Os petiscos para gatos podem ser oferecidos ao longo do dia, como recompensa, no meio de brincadeiras e até dentro de brinquedos. Além de todos esses alimentos desenvolvidos para gatos, certas comidas "humanas" também podem fazer parte da alimentação do seu bichano.
Luana Torres
Luana Torres
2025-03-09 13:27:57
Número de respostas : 124
0
A nutrição de gatos é menos complicada do que se imagina. Como são carnívoros e caçadores natos, naturalmente vivem atrás de uma presa para a alimentação, por essa razão, a base da alimentação desses animais é a proteína! Para que possam se manter saudáveis, os gatos devem ser servidos com proteínas, gorduras, carboidratos e vitaminas. As proteínas são essenciais no que diz respeito à nutrição de gatos, visto que participam como unidades estruturais dos órgãos e tecidos. Os gatinhos precisam de gorduras tanto quanto os outros animais, e os carboidratos são essenciais na nutrição de gatos, pois, embora não sejam elementos dietéticos, servem como fonte de energia celular. Por último, vitaminas e minerais são nutrientes indispensáveis no que diz respeito à proteção e conforto térmico dos gatinhos, por isso, não podem ser dispensados no momento da alimentação.
Cezar Pontes
Cezar Pontes
2025-03-09 12:25:54
Número de respostas : 140
0
A melhor forma de oferecer o alimento seco é utilizando o enriquecimento ambiental. Espalhe pequenas quantidades de alimento pela casa, isso fará com que o gato não coma tudo de maneira rápida e fácil, pois terá que se movimentar e gastar energia. Dessa forma, a própria alimentação vai contribuir tanto para a saúde física do pet, evitando o sobrepeso, como para aumentar o seu bem-estar emocional. Embora o alimento  esteja à disposição o dia todo, estimular o felino a procurar pela casa também evita que ele coma uma porção grande de uma vez e fique sedentário e entediado pelo resto do dia.
Daniele Quintana
Daniele Quintana
2025-03-09 10:06:19
Número de respostas : 120
0
Recomenda-se que os gatos filhotes sejam alimentados com leite materno pelos primeiros 45 dias de vida. Esse alimento é suficiente para que o gato receba os anticorpos e nutrientes necessários para começar a se desenvolver. Durante o desmame, você deve introduzir a ração na rotina alimentar, dando preferência para a ração úmida ou pastosa, que é mais fácil de mastigar nos primeiros meses de vida, enquanto os dentes ainda estão crescendo. Também é importante que os gatos sigam uma dieta equilibrada entre alimentos secos e úmidos. Você pode intercalá-las ao longo do dia ou servir os sachês WHISKAS® misturados com a ração seca. A quantidade de ração varia de acordo com a idade do felino, porte, estilo de vida e outros fatores. Consulte um veterinário para descobrir as porções diárias mais adequadas para o seu pet.
Roberto Valdez
Roberto Valdez
2025-03-09 02:05:46
Número de respostas : 121
0
Os felinos apresentam particularidades nutricionais bem conhecidas no campo da ciência animal. Quando falamos sobre a alimentação do gato, a primeira coisa que precisamos lembrar é que estamos falando de uma espécie carnívora estrita. A dentição e o sistema digestivo do gato estão adaptados ao consumo de presas, característica herdada de sua ancestralidade. Esses dois fatores fazem com que o gato apresente maior necessidade de proteína na dieta quando comparamos aos cães e aos seres humanos, por exemplo. Os gatos também apresentam paladar pouco apurado e olfato mais desenvolvido, por isso o alimento formulado para a espécie precisa apresentar perfil aromático atrativo para estimular a ingestão. Além dos fatores citados acima, que devem ser considerados para todos os felinos, as necessidades energéticas e nutricionais mudam de acordo com idade, estado fisiológico, estilo de vida e tendência a algumas sensibilidades. Analisar o contexto no qual o pet está inserido é o primeiro passo para entender as necessidades de cada animal adulto. Estes fatores como estilo de vida, características da pelagem, nível de atividade e estado fisiológico devem ser considerados para uma escolha mais assertiva da melhor dieta para o animal. A partir dos 7 anos de idade, os gatos entram na primeira fase do envelhecimento, período no qual o felino pode apresentar alguns sinais discretos da senilidade como menor atividade, aumento da gordura corporal e diminuição da massa magra.
Eduardo Cervantes
Eduardo Cervantes
2025-03-09 00:00:34
Número de respostas : 132
0
Oferecer uma ração premium ou super premium é o primeiro passo para estimular o apetite dos bichanos. Geralmente são mais palatáveis, produzidas com ingredientes de alta qualidade e em doses adequadas de proteína, gordura, vitaminas e minerais, além de não possuírem corantes e conservantes, que prejudicam a saúde. Outro fator importante é fornecer a ração adequada à fase de vida do animal (filhote, adulto, sênior) e priorizar particularidades do pet (se é castrado ou não, com pelagem longa ou raça específica). Filhotes necessitam de maior ingestão de proteína e gorduras, gatos castrados precisam de menos calorias, e idosos, menor teor de gordura e proteína e grãos mais fáceis de mastigar. Os felinos não gostam de encostar os bigodes nos potes. Portanto, recipientes maiores ou com bordas rasas podem ser mais atrativos. No momento de escolher a ração e os alimentos úmidos dos felinos, os sabores de peixes costumam ser as primeiras escolhas. Porém, carne bovina, cordeiro e, especialmente, frango costumam fazer muito sucesso. O ideal é observar o apetite do gatinho com a ração escolhida e, caso ele não pareça tão motivado ao se alimentar ou demonstre que está menos interessado pela ração, testar um novo sabor.
Andressa Leon
Andressa Leon
2025-03-08 20:57:17
Número de respostas : 119
0
Oferecer uma ração premium ou superpremium é o primeiro passo para estimular o apetite dos bichanos, pois geralmente são mais palatáveis e produzidas com ingredientes de alta qualidade e em doses adequadas de proteína, gordura, vitaminas e minerais, além de não possuírem corantes e conservantes que prejudicam a saúde. Outro fator importante é fornecer a ração adequada à fase de vida do animal e priorizar particularidades do pet, pois a alimentação é a base de uma boa saúde e a adequação da dieta reduzirá as chances de o gato rejeitar a comida. Outra dica é integrar a ração úmida nas refeições, alternativa que também colabora com a hidratação dos felinos. Também é recomendado manter um local fixo para a alimentação, longe da caixa de areia, e manter o pote limpo para evitar a proliferação de microrganismos, que podem prejudicar o bem-estar e a saúde do pet.
Edson Brito
Edson Brito
2025-03-08 18:43:20
Número de respostas : 109
0
A ração contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do animal. Caso deseje migrar para a alimentação natural, por exemplo, o melhor a ser feito é procurar um veterinário, assim ele irá propor uma dieta balanceada baseada nas necessidades do pet. O correto é que ele faça de 2 a 3 refeições ao dia. Utilizar comedouro de inox, pois não possuem poros e, assim, facilita a higienização, o que impede a proliferação de possíveis doenças. Qualquer animal submetido a um ambiente estressante, com dificuldade de adaptação, longe de carinho e com condições climáticas desfavoráveis, expressa comportamento diferente e perdem o apetite. Oferecer uma ração de qualidade é importante.
Aparecida Urias
Aparecida Urias
2025-03-08 17:28:41
Número de respostas : 129
0
A alimentação dos gatos pode variar em relação a muitos aspectos. Idade, clima, tamanho e até restrições alimentares influenciam no tipo de ração que você deve comprar. Mas, uma coisa é certa: você sempre deve buscar o alimento mais nutritivo para oferecer ao seu pet.