:

Gato Preto: Qual a origem da lenda?

Rebeca Meireles
Rebeca Meireles
2025-03-11 18:57:37
Número de respostas : 118
0
A origem desta aversão é muito antiga. Psamético II, um dos faraós da XXVI dinastia (594-588 A.C.), mandara derrubar as estátuas dos usurpadores etíopes e lançou uma maldição sobre o etíope negro. A ideia perdurou até à Idade Média, altura em que os Etíopes foram comparados ao demónio. Mais tarde, uma bula de Gregório IX, Papa entre 1227 e 1241, evoca o demónio com as feições de um gato negro cujas partes genitais seriam beijadas pela assistência antes de se entregar a uma orgia. O regresso das cruzadas e as epidemias de peste negra contribuirão para a consolidação da ideia de que o demónio estaria encarnado no corpo dos gatos. Associado às práticas de bruxaria, o gato despertou o ódio e a vingança. Suspeitava-se que praticava o mal e realizava atos de bruxaria.
Ian Matos
Ian Matos
2025-03-11 18:57:37
Número de respostas : 129
0
Para se pensar em como os gatos e as bruxas se tornaram parte da mesma narrativa de perseguição social, é preciso voltar para os séculos 16 e 17. Na Idade Média, existia uma crença de que as bruxas poderiam se transformar em gatos, ou mesmo os tinham como fiéis companheiros. Eram considerados seus ‘familiares’ ou espíritos protetores. As associações entre as bruxas e os gatos foram continuamente reforçadas por superstições que ligavam cada vez mais os gatos pretos à má sorte e ao sobrenatural, refletindo medos e crenças que persistem na cultura popular até hoje. A associação foi sendo reforçada por superstições e folclore, fazendo com que as pessoas acreditassem que encontrar um gato preto era um sinal claro de infortúnio.
Jaqueline Souza
Jaqueline Souza
2025-03-11 18:57:37
Número de respostas : 125
0
A origem macabra está na Idade Média, quando a cor do animal era associada às trevas, e seus hábitos noturnos levavam à crença de que eles tinham pacto com o demônio. Essa fama também esteve relacionada com as bruxas, que segundo a crença medieval, se transformavam em gatos para realizar suas saídas durante a noite.
Vanessa Santos
Vanessa Santos
2025-03-11 18:57:37
Número de respostas : 124
0
Durante a sua história, os felinos passaram por altos e baixos. Foi no Egito que os gatos de todas as cores tiveram a sua melhor fase: eram considerados deuses e adorados pela população. Mas o gato preto teve uma história especial. Os antigos egípcios veneravam o gato preto. Eles eram considerados criaturas mágicas e símbolo de boa sorte. Bastet, deusa do lar, da fertilidade e das mulheres, é retratada na mitologia egípcia antiga com a cabeça de um gato preto e um corpo humano. Por este motivo, os gatos pretos eram considerados a encarnação da deusa Bastet e tratados como realeza no Egito Antigo, tendo seus próprios templos.