Gatos pretos dão azar?

Noel Ferreira
2025-04-24 16:17:25
Número de respostas
: 138
No Egito, os gatos de todas as cores tiveram a sua melhor fase: eram considerados deuses e adorados pela população. Mas o gato preto teve uma história especial. Os antigos egípcios veneravam o gato preto. Eles eram considerados criaturas mágicas e símbolo de boa sorte. Os gatos pretos eram considerados a encarnação da deusa Bastet e tratados como realeza no Egito Antigo, tendo seus próprios templos. Com a chegada do Cristianismo começou a perseguição pelos gatos pretos. A história que mais se conhece é a do Papa Gregório IX, que no ano de 1232 afirmou que os tutores de gatos eram verdadeiros bruxos e que gatos pretos eram sim a cor do mal, condenando assim toda uma população de felinos naquela época. Esses acontecimentos foram responsáveis pela errada associação do gato preto com o azar e por creditar à sexta-feira 13 a data relacionada às trevas e às bruxas. Infelizmente, até hoje precisamos lamentar que ainda vemos seres humanos ignorantes que trazem esse antigo mito de que “gato preto dá azar”. Reflexo do pensamento medieval e crenças antigas.

Alícia Colaço
2025-04-17 14:37:55
Número de respostas
: 116
Na cultura egípcia, o animal era considerado um deus, sendo associado à saúde, prazer, proteção e fertilidade.
Muito antes de ter sido associado à má sorte, os gatos pretos eram reverenciados e representavam boa sorte.
A crença de que os felinos trazem má sorte é antiga e não faz sentido, pois um gato preto não dá azar.
O que ele oferece é carinho e companheirismo, mesmo sendo um pouco mais introspectivo que animais com outras cores de pelagem.

Maya Perez
2025-04-11 12:14:42
Número de respostas
: 131
A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio – e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele. Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mítica figura da feiticeira quanto a vassoura voadora. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o animal em sua lista de perseguidos pela Inquisição, campanha assassina da Igreja Católica contra supostas heresias e bruxarias. Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luís XIII (1601-1643).

Mariana Barros
2025-04-06 15:42:06
Número de respostas
: 124
O início dessa crença se iniciou na Idade Média, onde os gatos pretos eram relacionados a bruxas por conta de sua cor. As pessoas diziam que eles eram parentes das Bruxas e todas as vezes que uma “bruxa” morria, nascia um gato preto. Além de serem relacionados com as bruxas, o livro de Edgar Allan Poe, “O Gato Preto” de 1843 pode ter aumentado a popularidade dessa crença. Os gatos pretos têm relação com o Halloween por conta do festival de Samhain. Os gatos não atraem má sorte, não são traiçoeiros e não bruxos com poderes malignos, assim como os outros felinos e animais, só querem ser amados.

Daniele Quintana
2025-03-31 15:55:40
Número de respostas
: 120
Esse é, sem dúvida, o mito mais famoso. A ideia de que os gatos pretos trazem má sorte é muito antiga, especialmente em algumas regiões da Europa e das Américas, onde ver um gato preto cruzando o caminho à noite era considerado sinal ruim. No entanto, essa crença não tem base nenhuma e, como vimos, em outras culturas, como no Japão, os gatos pretos são considerados símbolos de sorte e prosperidade. Gatos pretos não trazem azar. Pelo contrário, eles podem ser excelentes companheiros e verdadeiros amuletos de sorte para aqueles que os acolhem.

Luana Torres
2025-03-24 04:21:14
Número de respostas
: 124
Os gatinhos dão sorte!
Uma coisa é certa: os gatos pretos não trazem má sorte!
Esses animais são lindos, inteligentes e adoráveis como qualquer outro felino.
Eles só trazem sorte, amor e muitas alegrias.

Vanessa Santos
2025-03-11 21:54:37
Número de respostas
: 124
Na Idade Média, existia uma crença de que as bruxas poderiam se transformar em gatos, ou mesmo os tinham como fiéis companheiros. Eram considerados seus ‘familiares’ ou espíritos protetores. Uma vez associados às mulheres praticantes de magia, não foi difícil, então, fortalecer a crença de que esses bichanos trazem má sorte. A associação foi sendo reforçada por superstições e folclore, fazendo com que as pessoas acreditassem que encontrar um gato preto era um sinal claro de infortúnio. O mito de que os gatos pretos trazem azar é uma crença sem fundamento, e que influencia negativamente a adoção desses pets.

Jéssica Ávila
2025-03-11 21:54:37
Número de respostas
: 124
Este também é um mito muito comum que o Dia do Gato Preto desmente. Assim como a ideia de que esse bichano é diabólico, não existe nenhum tipo de prova de que o gato preto dá azar. Essa é mais uma história criada durante a Idade Média.
Leia também
- Gato Preto: Qual a origem da lenda?
- Meu gato é Bombaim? Como saber?
- Gatos Vampiros Existem Mesmo? Que Raça Seria?
- Bombaim: Gato preto, que mais?
- Gato Bombaim: Quanto custa um filhote?
- Maine Coon: Qual o Preço do Gato Gigante?
- Mumbai: Onde fica essa cidade?
- Qual gato deu origem a todos os outros?
- Qual o gato MAIS RARO do mundo?
- Gato Mestiço: O Que É?
- Gato preto: mito ou verdade?
- Gatos pretos: O que significam espiritualmente?
- Gato mais raro: Quanto custa ter um?
- Gatos pretos: qual raça explica a cor?
- Maine Coons: Quanto tempo vivem?
- Maine Coon Gigante: Quanto Custa um Filhote?
- Onde fica Bombaim?
- Mumbai: Qual o significado desse nome?