:

Gato preto: mito ou verdade?

Cristiana Aragão
Cristiana Aragão
2025-04-04 06:11:33
Número de respostas : 113
0
Gato preto é um animal da sorte. Muito antes de ter sido associado à má sorte, os gatos pretos eram reverenciados e representavam boa sorte. Na cultura egípcia, o animal era considerado um deus, sendo associado à saúde, prazer, proteção e fertilidade. A crença de que os felinos trazem má sorte é antiga e não faz sentido, pois um gato preto não dá azar. O que ele oferece é carinho e companheirismo, mesmo sendo um pouco mais introspectivo que animais com outras cores de pelagem.
Kauan Leal
Kauan Leal
2025-03-26 22:35:50
Número de respostas : 127
0
Existe uma crença que, infelizmente, perdura até os dias de hoje de que o gato preto dá azar. Essa lenda está ligada a mitos da Idade Média que relacionavam as bruxas aos gatos: segundo a cultura da época, as bruxas poderiam se transformar em gatos e, assim, poderiam andar pelas ruas e cometer maldades. Caso um gato preto cruzasse o seu caminho, você estaria amaldiçoado. Em diversos países da Ásia e da Europa, o gato preto é sinal de boa sorte: cruzar com um pelas ruas significa que boas notícias estão a caminho.
Walter Barreto
Walter Barreto
2025-03-20 22:11:52
Número de respostas : 137
0
Esse mito existe há séculos e apesar da maioria das pessoas já não acreditarem tanto assim, esses bichanos ainda sofrem com muito preconceito por parte das pessoas. Durante a antiguidade, no Egito, os gatos de todas as cores eram muito amados e até vistos como deuses. Eles eram vistos como símbolos malignos e de má sorte, especialmente aqueles de cor preta que eram relacionados com a escuridão. Houve momentos em que eles eram caçados e quase foram extintos na Europa. Esses estigmas seguiram os gatos até o fim da Idade Moderna! Durante muito tempo os gatos pretos sofreram por causa de crenças inimagináveis. A verdade é que como seus amigos coloridos, gatos pretos são ótimos companheiros!
Julieta Duarte
Julieta Duarte
2025-03-12 03:53:37
Número de respostas : 124
0
Há séculos circulam histórias, lendas e superstições sobre o Gato Preto, ou seja, sobre qualquer gato comum de pelagem negra. Na Idade Média achavam que eles eram bruxas em forma de animal e por isso cruzar com um na rua era sinal de mal agouro. Já em outras civilizações os gatos dessa cor são reverenciados porque trariam a boa sorte. Na Idade Média todos acreditavam que o gato preto trazia má sorte porque a sua cor estava associada à escuridão e à magia negra. A série de histórias que associam o gato preto à felicidade e à sorte também é antiga e extensa.
Andressa Leon
Andressa Leon
2025-03-12 03:53:37
Número de respostas : 119
0
O gato preto suscita o desprezo e o ódio das populações. A origem desta aversão é muito antiga. Mais tarde, uma bula de Gregório IX, Papa entre 1227 e 1241, evoca o demónio com as feições de um gato negro cujas partes genitais seriam beijadas pela assistência antes de se entregar a uma orgia. O regresso das cruzadas e as epidemias de peste negra contribuirão para a consolidação da ideia de que o demónio estaria encarnado no corpo dos gatos. Associado às práticas de bruxaria, o gato despertou o ódio e a vingança. Suspeitava-se que praticava o mal e realizava atos de bruxaria, tornando-se um ingrediente indispensável nas receitas elaboradas pelas bruxas, tendo sido usado em todos os tipos de poções. Detestados e insultados, os gatos foram torturados e posteriormente queimados durante as festas tradicionais.
Luana Balestero
Luana Balestero
2025-03-12 03:53:37
Número de respostas : 132
0
Algumas lendas antigas acreditavam na falsa ligação dos gatos pretos com as trevas. A origem da teoria teria sido na Idade Média. Os felinos, por seus hábitos noturnos, eram associados ao demônio — e se a pelagem fosse preta, a suposta ligação era ainda mais direta. Outras lendas ainda associam esses animais às bruxas. Para Esaú Clemer, responsável pelos gatos pretos Sherpaman e Pantera, essas crenças não passam de pensamentos antiquados. A aversão aos gatos pretos se contrapõe a outras épocas nas quais eles eram considerados sagrados. No Egito Antigo, os felinos representavam os guardiões do mundo dos mortos e eram adorados e protegidos. Apesar disso, as superstições contra esses animais perduram até os dias atuais.