:

É possível identificar se um gato é de raça ou vira-lata.

Marco Brito
Marco Brito
2025-03-09 10:36:48
Número de respostas: 129
Para um animal ser de raça, é preciso que seus antecedentes tenham as mesmas características, isso faz com que toda a linhagem desse animal seja "pura", ou seja, sem nenhuma mistura durante os cruzamentos. A raça se determina pela linhagem pura dos antecedentes do felino. Sabe-se que visualmente, é muito difícil identificar a diferença do vira-lata para o de raça, pois eles são muito semelhantes. Além disso, hoje em dia, é muito difícil existir felinos totalmente "puros", pois os cruzamentos entre eles ocorrem sem se preocupar em manter a linhagem. Um animal cuja linhagem genética contém diversas raças já pode ser considerado um vira-lata.
Edson Brito
Edson Brito
2025-03-07 17:11:11
Número de respostas: 109
Diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata pode parecer algo simples, mas não é bem assim. Embora as raças de gatos apresentem características específicas e padronizadas, os vira-latas são bastante variados. O gato de raça apresenta características padronizadas e recebe o pedigree, que comprova a raça pura do bichano. Já um gato vira-lata, conhecido também como gatinho sem raça definida, pode apresentar uma enorme variedade de características físicas e comportamentais. Para diferenciar um gato de raça de um gato vira-lata, você vai precisar ter um olhar muito atento para as características do animal.
Luana Balestero
Luana Balestero
2025-03-07 09:59:59
Número de respostas: 132
Gato SRD significa "sem raça definida", ou seja, são aqueles bichinhos que não são de raça pura, os famosos gatos vira-lata. A raça do gato é atestada pelo pedigree, um documento que registra a genealogia do animal para que ele possa conferir a linhagem dos seus antepassados. Sem o pedigree, que geralmente é solicitado pelos gatis, o animal é considerado SRD. Por isso, muitos tutores acabam separando os gatos em "tipos de vira-lata" pelas suas cores e semelhanças com outras raças. É importante entender que os gatos SRD são maioria nas casas brasileiras.
Denis Zambrano
Denis Zambrano
2025-03-03 16:41:50
Número de respostas: 123
Se você está se perguntando como saber se o gato é de raça, saiba que existem algumas ações que podem ajudar você a identificar a raça do seu bichano. Normalmente, ao comprar um gato, é importante solicitar o pedigree do animal, pois é nesse documento que encontraremos informações sobre a raça do bichano, indo até a terceira geração anterior a ele. O tamanho, o comprimento e o formato das orelhas podem revelar a qual raça o gato pertence, pois essa parte do corpo pode apresentar características distintas que são marcas de determinados grupos de felinos. O formato do focinho diz muito sobre o felino, e a pelagem também é uma característica que pode ajudar na identificação. Se ainda estiver em dúvida sobre como saber se o gato é de raça, recomenda-se que converse com um veterinário, pois ele poderá avaliar melhor o bichano e apontar a qual tipo pertence.
Júlio Camacho
Júlio Camacho
2025-03-03 06:18:11
Número de respostas: 125
Afinal, muitos deles possuem genes de várias raças diferentes, recebendo características únicas que o tornam especiais. Se está em dúvida sobre a raça do pet, esse artigo é para você: a seguir, te mostramos as principais raças de gatos e algumas dicas para descobrir sua ancestralidade. As características físicas de um gato dizem muito sobre ele. A forma mais eficaz de descobrir a origem do gato é por meio de um teste de DNA. Para ter certeza de que um gato pertence a uma específica, ele deve possuir um Certificado de Pedigree.
Máximo Batista
Máximo Batista
2025-03-02 13:09:53
Número de respostas: 155
Entre os gatos, um perfil comum, que não se parece com um angorá ou um persa, por exemplo, pode esconder uma linhagem corriqueiramente chamada de ‘vira-latas’, mas que faz sucesso no exterior: é o brazilian shorthair. Para que uma raça seja inscrita na federação, é preciso seguir alguns padrões nas características, como focinhos, olhos, orelhas, pernas, peso, além das texturas da pelagem, comprimento e, em alguns casos, cores. Um gato só pode se tornar de raça após intervenção humana. Para que o animal seja de pedigree, há gastos com veterinário e estudo para que eles sigam um padrão. A diferença está na genética: como os gatos de ruas se reproduzem sozinhos, não há um controle da linhagem.
Hernani de Freitas
Hernani de Freitas
2025-03-01 03:29:58
Número de respostas: 127
O gato vira-lata, também conhecido como SRD (Sem Raça Definida), não possui pedigree, ou seja, não tem um certificado atestando sua linhagem pura. Geralmente são encontrados nas ruas ou em abrigos de adoção e não possuem características físicas específicas. Podem ser fruto de misturas de diversas raças, portanto apresentam algumas semelhanças com alguns tipos de bichanos como o Siamês ou o Persa. O gato SRD não possui origem definida, até porque, ele é resultado da mistura de diversas raças. A imprevisibilidade é um dos traços mais legais desses gatos, a começar pelo tamanho.