:

A origem do gato malhado.

Noel Ferreira
Noel Ferreira
2025-03-09 08:39:06
Número de respostas: 138
A palavra “malhado” deriva do nome al-‘Attābiyya, um bairro em Bagdad que produzia um fino tafetá de seda listada no século XVI. Mas as listas em si provavelmente tiveram origem no antepassado direto do gato doméstico, o gato-selvagem do Oriente Próximo. Os genes que configuram o padrão “malhado” são ativados nas células cutâneas de um embrião antes de o pelo do gato se desenvolver. O gene que mais difere é o Dickkopf WNT Signaling Pathway Inhibitor 4, ou DKK4. Quando tudo corre como planeado, as células com DKK4 tornam-se eventualmente nas marcas escuras que conferem aos gatos malhados os seus padrões.
Everton Leal
Everton Leal
2025-03-08 18:20:53
Número de respostas: 117
O gato malhado, também conhecido como gato rajado, não é uma raça, mas um tipo de pelagem que pode ser encontrado em diversas raças. Esse tipo de pelagem é caracterizado por uma grande variedade de padrões, como listras, pontilhados, espirais e lineados. Os gatos malhados podem surgir tanto de gatos de raça pura quanto de gatos sem raça definida. A aparência tigrada da pelagem é resultado de um gene dominante, que é facilmente transmitido para os filhotes, tornando os gatos malhados comuns em qualquer parte do mundo. Além disso, é interessante notar que esses gatos possuem uma marca em forma de letra "M" na testa, que tem origem envolta em lendas.
Nayara Pena
Nayara Pena
2025-03-08 02:53:48
Número de respostas: 125
A origem do gato malhado vem das Grandes Navegações. A teoria mais plausível sobre a origem dos gatos malhados defende que eles são descendentes dos primeiros felinos selvagens que foram domesticados pelos navegadores. Nessa época, era bem comum ter um bichano para caçar roedores e evitar outras pragas nas embarcações. Após o período das Grandes Navegações, eles foram usados pelos fazendeiros coloniais que, assim como os navegantes, queriam evitar a presença de pequenos predadores nas plantações.
Patrícia Vale
Patrícia Vale
2025-03-07 03:58:34
Número de respostas: 138
O gato malhado tem esse padrão de cor determinado por um gene. A pesquisa identificou a presença de um gene nos felinos domésticos que tem um papel importante na formação do padrão de gato malhado ou gato rajado. O gene responsável por essa característica em particular é o gene DKK4, que também atua como uma proteína mensageira. Essa proteína é capaz de direcionar os padrões de cores mais escuras e mais claras da pelagem, formando o padrão típico de um gato malhado. Tudo indica que esse gene é ativado nas células do embrião antes mesmo do desenvolvimento dos folículos da pelagem de gato.
Kauan Leal
Kauan Leal
2025-03-06 23:10:04
Número de respostas: 127
A resposta baseia-se na genética, mas esse processo não é bem compreendido. Cientistas norte-americanos identificaram um gene nos gatos domésticos que desempenha um papel determinante para a formação do padrão malhado, logo no tecido embriónico dos gatinhos. O gene Dkk4 e a proteína cujo fabrico comanda são essenciais para a formação desse padrão no pelo, sendo que o Dkk4 actua como inibidor nesse processo. Os cientistas descobriram um padrão de áreas finas e espessas na camada superior da pele embriónica, que nunca antes tinha sido reportado. Essas regiões copiam o que acontece com os padrões de pigmentação nos gatos adultos.
Louise Ávila
Louise Ávila
2025-03-05 01:18:31
Número de respostas: 129
O gato malhado também é chamado de “tabby” ou “soriano” pelo mundo afora, e isso deve-se à região de origem dele, Soria, ou seja, a atual Síria, onde ele vivia principalmente solto na natureza. Sua história começou em 2.000 A.C. no Egito, onde foi reverenciado como um animal sagrado, e depois continuou na Europa, onde conseguiu sobreviver graças à sua natureza caçadora. Esse gato também é chamado de Tabby, em homenagem à região do Iraque que produzia uma seda que lembrava o pelo desse gato.
Marco Brito
Marco Brito
2025-03-01 20:38:36
Número de respostas: 129
A pelagem rajada é uma herança direta dos gatos selvagens que habitavam florestas e desertos há milhares de anos. Acredita-se que os primeiros gatos domesticados já apresentavam esse padrão e, com o tempo, ele se espalhou para diversas raças ao redor do mundo. Hoje, é um dos tipos de pelagem mais comuns, aparecendo em gatos de raça pura, como Maine Coon, Bengala e Abissínio, além dos famosos vira-latas.
Andressa Leon
Andressa Leon
2025-03-01 01:07:33
Número de respostas: 119
Um gatinho malhado macho considerado “raro” está chamando atenção nos últimos dias. Apenas um em cada 3.000 gatos de chita nasce macho. Gatos de chita, ou malhados, normalmente acabam com a coloração devido à obtenção de genes de cores diferentes dos cromossomos X que recebem de seus pais. Gatinhos machos geralmente têm apenas um cromossomo X e um Y, mas às vezes podem acabar com coloração chita quando recebem cromossomos XXY. A coloração também pode resultar de mutações aleatórias nas células da pele.