:

A origem do gato rajado.

Jaqueline Estrada
Jaqueline Estrada
2025-03-06 23:01:08
Número de respostas: 130
Conhecido também como gato malhado ou tigrado, o nome gato rajado não diz respeito a uma raça específica de felino e nem se refere a um gato vira-latas (SRD). O que se conta é que eles são descendentes diretos dos primeiros felinos selvagens que foram domesticados. Há várias lendas a respeito da origem da letra M na testa dos animais, característica marcante e comum a esses gatos. No Egito, acredita-se que a letra era uma representação do termo egípcio “mau”, que significa rato. Outra lenda cristã diz que o gato malhado se aninhava junto ao berço de Jesus para aquecê-lo e protegê-lo do frio.
Regiane Delvalle
Regiane Delvalle
2025-03-03 21:30:12
Número de respostas: 138
A palavra “malhado” deriva do nome al-‘Attābiyya, um bairro em Bagdad que produzia um fino tafetá de seda listada no século XVI. Mas as listas em si provavelmente tiveram origem no antepassado direto do gato doméstico, o gato-selvagem do Oriente Próximo. Os genes que configuram o padrão “malhado” são ativados nas células cutâneas de um embrião antes de o pelo do gato se desenvolver. O gene que mais difere entre as células cutâneas é o DKK4, que sinaliza a outras células que são zonas onde precisa de crescer pelo escuro.
Noemi Sanches
Noemi Sanches
2025-03-03 16:57:04
Número de respostas: 137
O gato rajado é um felino muito popular e comum no Brasil. O termo malhado refere-se ao padrão de cor desses bichanos, marcada por uma pelagem mesclada com tons de outras cores. Na verdade, os gatos vira-latas são os que mais nascem com esse tipo de pelagem. Contudo, algumas raças de gato podem nascer com o pelo "rajado", como é o caso do Munchkin, o Scottish Fold e o gato Bengal.
Edson Brito
Edson Brito
2025-03-03 08:55:07
Número de respostas: 109
O gato rajado, também conhecido como gato tabby, não é uma raça de gatos, mas sim um tipo de pelagem que pode ser encontrado em diversas raças. Eles podem ser vistos em diferentes padrões de pelo e manchas, e a aparência tigrada é resultado de dois genes dominantes e um gene modificador. O aspecto desses gatos ajuda seus ancestrais a se camuflarem, o que remete aos gatos selvagens. Além disso, acredita-se que a marca em forma de "M" na testa desses animais tenha várias lendas que explicam sua origem.
Júlio Camacho
Júlio Camacho
2025-03-02 04:06:41
Número de respostas: 125
O gato rajado é um bichano curioso e ativo, que adora brincar com seus tutores. Costuma ser muito fiel e companheiro, mas precisa de boas doses de atividades para gastar a vasta energia. O gato rajado e bicolor, por ser mais curioso, costuma se dar melhor com estranhos logo no primeiro encontro.
Vicente Zaragoça
Vicente Zaragoça
2025-03-01 02:51:31
Número de respostas: 139
Cientistas do Instituto Hudson Alpha de Biotecnologia e da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford investigaram a origem dos gatos malhados. A pesquisa identificou a presença de um gene nos felinos domésticos que tem um papel importante na formação do padrão de gato malhado ou gato rajado. O gene responsável por essa característica em particular é o gene DKK4, que também atua como uma proteína mensageira. Essa proteína é capaz de direcionar os padrões de cores mais escuras e mais claras da pelagem, formando o padrão típico de um gato malhado de acordo com a espessura das áreas.
Moisés Vila
Moisés Vila
2025-02-28 17:08:47
Número de respostas: 130
O gato cinza tigrado, também conhecido como malhado ou “Tabby”, não é uma raça, mas sim um padrão de pelagem que pode se expressar em qualquer felino doméstico. O padrão de pelagem cinza listrado ajudou o ancestral dos gatos (Felis catus) a sobreviver, pois ele se camuflava muito bem entre as árvores. Hoje podemos notar que muitos felinos selvagens têm esse padrão de pelagem e que os primeiros gatos domesticados também eram malhados.