Gatos fazem mal à saúde?

Vicente Zaragoça
2025-03-09 20:29:38
Número de respostas
: 139
Sim, gato transmite doenças! Existem algumas doenças que erroneamente são conhecidas por serem transmitidas pelos gatos. Existem enfermidades que podem passar dos gatos para os humanos e vice-versa (são as chamadas zoonoses) e existem ainda aquelas que são transmitidas apenas entre felinos, como é o caso da FIV (conhecida popularmente como Aids felina). Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos e a seguir falaremos um pouco sobre cada uma com o intuito de desmistificar e ajudar na prevenção. Ou seja, gato transmite raiva sim, embora seja mais difícil.

Jaqueline Estrada
2025-03-09 13:24:07
Número de respostas
: 130
Os gatos podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças. As doenças que podem ser causadas por gatos, como toxoplasmose, esporotricose e a síndrome da larva migrans visceral, acontecem principalmente nas pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido. A alergia é uma das principais situações relacionada com os gatos e pode ser desencadeada pelo contato com os pelos dos gatos. Após o arranhão, a bactéria entra no organismo e pode causar infecção na pele das pessoas que possuem o sistema imune comprometido devido ao uso de medicamentos, doenças ou transplantes, por exemplo. A transmissão para as pessoas acontece por meio da ingestão ou contato com ovos desse parasita presentes nas fezes do gato contaminado.

Agostinho Alves
2025-03-09 11:38:56
Número de respostas
: 118
O pelo dos gatos é uma das principais e maiores causas de alergia respiratória. Isso se faz visível através dos sintomas alérgicos mais comuns, tais como espirros, inchaço das pálpebras dos olhos e impasses respiratórios. Além disso, em casos mais graves, acaba resultando em asma. A Bartonella Henselae trata-se de uma bactéria que é capaz de infectar os gatos, e é transmitida através dos arranhões feitos pelos felinos. Após o arranhão, a bactéria acaba entrando no organismo e assim pode gerar infecções na pele das pessoas que já estão com o sistema imune comprometido ao uso de medicamentos, doenças ou mesmo transplantes. Os pelos de cachorros e gatos podem agravar doenças respiratórias porque são alérgenos que resultam em uma reação inflamatória no organismo de pessoas propensas. Por fim, gerando congestão e secreção nasais, pruridos (coceira) e espirros.

Gabi Urias
2025-03-09 05:11:04
Número de respostas
: 127
É raro contrair toxoplasmose diretamente do gato. Para uma pessoa adquirir a doença diretamente do gato, os excrementos precisam ficar expostos no ambiente entre 24 a 36 horas para que o oocisto ganhe a forma infectante. Se o indivíduo adquirir a doença diretamente do gato, a falta de higiene pessoal pode ser determinante. A transmissão direta gato-humano é considerada rara. Somente entre 10 e 15% da população de gatos têm o parasita no trato intestinal, sendo que a prevalência ainda é sobre os animais com acesso à rua. Pets que ficam sempre em casa e comem apenas ração ou alimentos caseiros de boa procedência dificilmente irão contrair a doença.

Alícia Colaço
2025-03-08 16:55:26
Número de respostas
: 116
Isso torna os gatos ótimos companheiros e, embora o contato com eles seja seguro na maior parte do tempo, é preciso estar ciente de que mordidas e arranhões de gatos podem transmitir germes nocivos que podem causar uma variedade de doenças. Todos os animais podem transmitir zoonoses aos homens. Mas alguns estudos mostram que o gato pode transmitir doenças um pouco mais complicadas para o homem porque embora ele seja um animal domesticado, ele tem hábitos selvagens.
Nos Estados Unidos, mordeduras e arranhões de gatos são responsáveis por 66 mil visitas anuais ao departamento de emergência. Mas, segundo Barbosa, ser mordido ou arranhado por um gato é potencialmente mais perigoso do que por um cachorro, por exemplo. Isso acontece porque eles têm dentes e garras mais finos e pontiagudos, que entram mais profundamente na sua pele.
É verdade que a maioria dos arranhões de gato não causa doenças. No entanto, pode haver a transmissão de bactérias, parasitas , fungos e vírus.

Vinícius Barreto
2025-03-08 16:20:31
Número de respostas
: 125
Gatos fazem mal à saúde?
Por uma questão cultural, os gatos são os animais domésticos que mais sofrem com os mitos e preconceitos da sociedade, principalmente os que envolvem a contaminação pela toxoplasmose. Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, trata-se de uma zoonose que dificilmente é transmitida diretamente dos gatos para as pessoas. O perigo está no contato com as fezes contaminadas do felino e no consumo de água contaminada e alimentos mal lavados ou mal cozidos. Diferente do que muitos pensam, estima-se que somente 10 a 15% dos gatos carreguem o parasita. Por isso, gatos que se alimentam de ração e que vivem em casa ou apartamento, sem acesso à rua, dificilmente poderão contrair a toxoplasmose.
Leia também
- Que Doenças de Gato Pegamos?
- Gatos mais saudáveis: qual raça adoecerá menos?
- Qual a doença felina mais perigosa?
- Doenças de Gatos para Humanos: Existe Algum Risco?
- Gato na cama: pode ou não pode?
- Qual gato tem saúde de ferro?
- Qual gato hipoalergênico escolher?
- Qual doença felina é a mais fatal?
- Qual a raça de gato mais saudável?
- Fungo de gato em humanos: peguei?
- Dormir com gato faz mal à saúde?
- O que seu gato pode te passar?