:

Dormir com gato faz mal à saúde?

Agostinho Alves
Agostinho Alves
2025-03-09 19:10:02
Número de respostas : 118
0
“Os animais contêm quantidades e tipos de bactérias que podem ser altamente nocivas ao contato com as mucosas humanas”. Com os bichinhos em sua cama, ela se torna um epicentro alérgeno e você inspira essas partículas perigosas oito horas por noite. Isso pode ser uma bomba para o seu sistema imune, que é preparado para ter uma reação exagerada a essas substâncias. De acordo com Maria, essas bactérias estão por todo o corpo do bichinho, nos pelos, nas patas, na região genital e na saliva. “Elas podem causar vários problemas respiratórios como amigdalites, otites, sinusites e pneumonias.” Apesar de dormir com o cachorro ou gato não ser recomendado, o convívio domiciliar com os pets, de modo geral, não causa problemas. Quem já tem alergia, segundo a médica, deve evitar a proximidade, já que o contato direto com os alérgenos dos animais piora o quadro.
Simon Mendonça
Simon Mendonça
2025-03-09 18:45:23
Número de respostas : 136
0
Se o animal for vacinado e desparasitado regularmente, esta questão é menos problemática. Seja como for, tanto os gatos de exterior como os que saem de casa podem trazer para a cama parasitas de outros animais. A proximidade permite que os parasitas sejam transmitidos aos humanos. Em determinados livros de odontologia são descritos casos em que o processo de reabsorção dentária ocorre com maior frequência do que o normal em donos de gatos. No pior dos casos, estes parasitas podem transmitir a doença de Lyme aos humanos. Além disto, lembramos que não apenas parasitas como também doenças bacterianas podem ser transmitidas às pessoas e desencadear problemas de saúde. Em conclusão: todos os aspetos positivos da proximidade entre gato e dono se podem transformar em negativos.
Walter Barreto
Walter Barreto
2025-03-09 14:43:26
Número de respostas : 137
0
Depende. Se alguém da família tem alergias ou outro problemas de saúde, dormir com gato faz mal. Caso contrário, de modo geral, não há problemas. Os pets podem carregar zoonoses, doenças que são transmitidas para humanos.
Isis Benez
Isis Benez
2025-03-09 05:07:28
Número de respostas : 128
0
A princípio, não há contraindicação do animal dormir com o tutor. Mas há alguns aspectos a se considerar. Existem pessoas com quadro alérgico a pelos de animais. Nestes casos, se uma pessoa tem essa alergia, o animal não poderia nem estar dentro de casa. São raras as situações em que os animais transmitem doenças para seus donos e, em quase todos os casos, os transmissores são pets sem acesso a higiene básica. Higienizar as patas (quando fazem passeios externos). Não dormir com o pet ao observar ectoparasitas (pulgas ou carrapatos) e fazer o tratamento imediato. Esses ectoparasitas podem causar doenças nos animais e em humanos. Manter esquema vacinal (do tutor e do pet) completo. Principalmente a antirrábica, já que essa doença é uma zoonose; porém recomenda- se que estejam em dia a vacinação polivalente ou múltipla, além de estar com a aplicação de vermífugo e a profilaxia para ectoparasitas atualizadas. E sempre que o pet tiver sinais ou sintomas de doença, o tutor deve buscar auxílio veterinário para o correto diagnóstico e tratamento o mais precoce possível.
Sara Alves
Sara Alves
2025-03-09 02:16:35
Número de respostas : 120
0
Apesar da companhia do peludo ser muito gostosa na hora de dormir, para afirmar que o gato pode dormir com o tutor, é preciso se certificar que não existem riscos para a saúde. Para tanto, se atente às doenças que ele pode transmitir. As micoses são doenças fúngicas que afetam a pele dos gatos e dos humanos, sendo de fácil transmissão pelo contato direto com o gato doente ou o portador do fungo. Se o gato tiver a doença esporotricose, a afirmação de que gato pode dormir com o tutor não vale! Essa zoonose é grave, por isso a recomendação é que o gato infectado seja isolado e tratado com luvas para proteção do tutor. O gato dormindo na cama facilmente transmite o ácaro causador da sarna para a família humana e demais animais da casa. Dormir com gato não faz mal caso ele tenha giardíase, pois só pode ser transmitida por contato oro-fecal. A transmissão da equinococose também ocorre por contato oro-fecal, então, não há problemas caso você queira dormir junto do seu amiguinho. O gato pode dormir com o tutor, desde que esteja saudável.
Denis Zambrano
Denis Zambrano
2025-03-08 23:10:31
Número de respostas : 123
0
Existem várias doenças transmitidas por gatos, que tornam a prática de dormir na mesma cama, um hábito não sadio. Os animais domésticos podem transmitir mais de 100 doenças para os seres humanos! Apesar das vacinação em gatos estar em dia, os animais podem transmitir uma doença causada pela bactéria Bartonella, que danifica o fígado e os rins, além de diferentes tipos de micoses. Isto porque os bichanos também podem transmitir a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondi, presente nas fezes do animal contaminado. Dormir com gatos pode ser um problema mais grave para as pessoas que apresentam alergias e rinite, já que passar a noite com o bichano pode agravar os problemas respiratórios do dono.