Fungo de gato em humanos: peguei?

Cezar Pontes
2025-03-09 14:32:44
Número de respostas
: 140
A doença, que, às vezes, também é chamada como ‘doença de jardineiro’, é transmitida por um fungo existente na terra e tanto os gatos quanto os humanos são vítimas desse fungo. Não é grave nos humanos, mas pode ser fatal para gatos que também são vítimas da doença. Em humanos: nódulos avermelhados que se transformam em feridas, principalmente, na região das mãos, braços, pés, pernas e rosto. Muitas vezes, essas lesões aparecem enfileiradas. A pessoa também pode apresentar dores articulares e febre. Todas as unidades básicas de saúde podem receber os usuários e realizar a condução adequada dessa doença. Se você tiver alguma lesão de pele, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para ser atendido por um profissional de saúde. Sim, a esporotricose tem cura, mas pode se tornar uma doença grave quando não tratada!

Julieta Duarte
2025-03-09 09:20:45
Número de respostas
: 124
É uma zoonose, ou seja, a esporotricose passa para humanos. Para tratar o felino, é importante que o tutor use luvas e higienize as mãos corretamente antes e após os cuidados, evitando a transmissão.

Agostinho Alves
2025-03-09 03:25:31
Número de respostas
: 118
Só se contrai a doença pelo contato com meios ou animais contaminados, não havendo transmissão de pessoa para pessoa. Ocorre pelo contato do fungo com a pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo mais comum o gato. O período de incubação varia de uma semana a um mês, podendo chegar a seis meses após a entrada do fungo no organismo. Os sintomas variam de acordo com a forma com que a doença se manifesta, ou seja, se ela é cutânea (afeta a pele) ou extracutânea (afeta órgãos internos) e aparecem após a contaminação da pele pelo fungo provocando o desenvolvimento de uma lesão inicial, muito similar a uma picada de inseto.

Denis Zambrano
2025-03-08 22:47:07
Número de respostas
: 123
Ela também é caracterizada como uma zoonose. Ou seja, uma doença que pode ser transmitida do animal de estimação para os seres humanos que entrarem em contato com ele. A transmissão da dermatofitose ocorre, principalmente, através do contato direto com animais contaminados, seja por causa de brigas, arranhões, mordidas, lambidas nas lesões ou apenas contato físico. Entretanto, a doença também pode ser contraída pelo contato com ambientes e objetos infectados, como solos, tapetes, camas, etc.
Leia também
- Que Doenças de Gato Pegamos?
- Gatos mais saudáveis: qual raça adoecerá menos?
- Qual a doença felina mais perigosa?
- Doenças de Gatos para Humanos: Existe Algum Risco?
- Gato na cama: pode ou não pode?
- Qual gato tem saúde de ferro?
- Qual gato hipoalergênico escolher?
- Qual doença felina é a mais fatal?
- Qual a raça de gato mais saudável?
- Gatos fazem mal à saúde?
- Dormir com gato faz mal à saúde?
- O que seu gato pode te passar?