O que seu gato pode te passar?

Máximo Batista
2025-03-09 10:58:41
Número de respostas
: 155
A toxoplasmose é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor. Os mais conhecidos são os gatos, mas a lista inclui bovinos, suínos, caprinos, aves, animais silvestres. O gato contrai a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. O contágio direto pode ocorrer por meio da inalação do agente transmissor, presente no solo, alimentos, fezes e contato com gatos, pombos e roedores. Os cães também podem transmitir toxoplasmose ao sujarem o pelo no solo onde haja fezes de gato.

Lucas Lozano
2025-03-09 03:23:35
Número de respostas
: 128
Sim, gato transmite doenças! Existem algumas doenças que erroneamente são conhecidas por serem transmitidas pelos gatos e existem enfermidades que podem passar dos gatos para os humanos e vice-versa, que são as chamadas zoonoses. Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos.
A toxoplasmose, também chamada de “doença do gato“, é uma doença de caráter zoonótico, transmitida por um protozoário chamado Toxoplasma gondii que pode ser encontrado em carne crua ou mal cozida infectada, contato com as fezes dos felinos infectados, verduras ou em água contaminada. A doença da arranhadura do gato é ocasionada pela arranhadura do gato, causando uma infecção bacteriana na região lesionada. A esporotricose é uma doença ocasionada por um fungo chamado Sporothrix schenckii que acomete não apenas os animais, mas também os humanos, e quando contaminados, os gatos podem transmitir a doença através de mordidas, arranhões e contato direto da pele lesionada. Gato transmite raiva sim, embora seja mais difícil.

Luana Balestero
2025-03-09 02:43:25
Número de respostas
: 132
Os gatos podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças. Algumas doenças que podem ser causadas pelos gatos são: Alergia, Toxoplasmose, Infecção por Bartonella henselae, Esporotricose e Síndrome da Larva migrans visceral. A alergia pode ser desencadeada pelo contato com os pelos dos gatos. A infecção nas pessoas acontece de forma acidental por meio da ingestão de oocistos presentes na fezes dos gatos contaminados, que podem estar presentes na caixa de areia. A Bartonella henselae pode infectar os gatos e ser transmitida para as pessoas por meio de arranhões causados por esse animal, por isso a infecção por essa bactéria recebe o nome de doença da arranhadura do gato. A esporotricose é transmitida principalmente por meio de arranhões ou feridas que acontecem quando a pessoa entra em contato com o solo, plantas ou madeira contaminadas. A transmissão da Síndrome da larva migrans visceral para as pessoas acontece por meio da ingestão ou contato com ovos desse parasita presentes nas fezes do gato contaminado.

Roberto Valdez
2025-03-08 23:49:25
Número de respostas
: 121
Somente de 10 a 15% dos gatos carregam o parasita. Geralmente, os bichanos são contaminados devido a ingestão de carne de aves e roedores. Por isso, gatos que se alimentam de ração e que vivem em casa ou apartamento, sem acesso à rua, dificilmente poderão contrair a toxoplasmose.

Regiane Delvalle
2025-03-08 20:23:16
Número de respostas
: 138
Mordidas e arranhões de gatos podem transmitir germes nocivos que podem causar uma variedade de doenças. Desde pequenas infecções de pele até doenças graves. Todos os animais podem transmitir zoonoses aos homens. Mas alguns estudos mostram que o gato pode transmitir doenças um pouco mais complicadas para o homem porque embora ele seja um animal domesticado, ele tem hábitos selvagens.
Ser mordido ou arranhado por um gato é potencialmente mais perigoso do que por um cachorro, por exemplo. Isso acontece porque eles têm dentes e garras mais finos e pontiagudos, que entram mais profundamente na sua pele. Ou seja, os possíveis patógenos - vírus, bactérias e fungos - também podem penetrar mais profundamente e se espalhar pelo organismo. Os gatos costumam mexer com terra e afiar as garras nas árvores, o que aumenta o risco de estarem contaminadas com algum agente infeccioso.
Pode haver a transmissão de bactérias, parasitas, fungos e vírus. As doenças mais comuns transmitidas por gatos aos humanos são: raiva; esporotricose: uma doença fúngica que causa feridas na pele de várias regiões do corpo; micoses de pele; bactérias, como Pasteurella multocida, Staphylococcus aureus e Bartonella henselae; toxoplasmose.

Otávio Reis
2025-03-08 17:42:46
Número de respostas
: 124
Os gatos podem transmitir doenças aos humanos, e devemos tomar muito cuidado com isso.
Uma das doenças que afetam os gatos, e pode ser transmitida aos humanos é a dermatofitose (ring worm) que é um problema cutâneo que causa coceira e manchas na pele.
Outra doença que pode ser contagiosa é a toxoplasmose e a doença da arranhadura do gato causada pela bactéria Bartonella Henselae.
Essa doença pode ser transmitida através de arranhões ou mordidas de gatos infectados.
Leia também
- Que Doenças de Gato Pegamos?
- Gatos mais saudáveis: qual raça adoecerá menos?
- Qual a doença felina mais perigosa?
- Doenças de Gatos para Humanos: Existe Algum Risco?
- Gato na cama: pode ou não pode?
- Qual gato tem saúde de ferro?
- Qual gato hipoalergênico escolher?
- Qual doença felina é a mais fatal?
- Qual a raça de gato mais saudável?
- Gatos fazem mal à saúde?
- Fungo de gato em humanos: peguei?
- Dormir com gato faz mal à saúde?