:

Que Doenças de Gato Pegamos?

Rebeca Meireles
Rebeca Meireles
2025-03-09 18:20:21
Número de respostas : 118
0
As doenças mais comuns transmitidas por gatos aos humanos são: raiva; esporotricose: uma doença fúngica que causa feridas na pele de várias regiões do corpo; micoses de pele; bactérias, como Pasteurella multocida, Staphylococcus aureus e Bartonella henselae; toxoplasmose.
Moisés Vila
Moisés Vila
2025-03-09 18:10:11
Número de respostas : 130
0
No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites. O bebê pode apresentar complicações, como: hidrocefalia, convulsões, atrofia cerebral, anemia, problemas no fígado e alterações oculares. Para pessoas com defesas imunológicas diminuídas, como transplantados, portadores de aids e doenças crônicas, a doença pode ser fatal.
Andressa Leon
Andressa Leon
2025-03-09 14:43:30
Número de respostas : 119
0
A toxoplasmose é uma das doenças felinas mais conhecidas e, embora seu agente transmissor possa afetar mamíferos de todas as espécies, apenas o intestino do gato proporciona um ambiente ideal para que o parasita se desenvolva. A transmissão da doença para humanos acontece por meio da ingestão indireta das fezes do animal. Pessoas com toxoplasmose podem apresentar febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores musculares. Gestantes merecem atenção especial, pois o parasita pode infectar o bebê e causar problemas de formação. Transmitida por meio da mordida ou arranhadura do gato contaminado, a esporotricose é causada por um fungo que pode ser encontrado em plantas, madeiras e no solo. Esta é uma doença que causa lesões pelo corpo, fraqueza, febre e anorexia. Causada por bactérias, a Bartonelose traz grandes desconfortos aos humanos. A transmissão desta zoonose felina acontece por meio de mordida, arranhões e até lambidas. Seus sintomas incluem febre, dores musculares e articulares, ardência ocular, entre outros, e pode haver complicações ao sistema nervoso caso não seja tratada de maneira adequada. Os gatos podem contrair toxocaríase ingerindo ovos e larvas de verme encontrados em alimentos crus ou fezes contaminadas, e a transmitem para as pessoas por meio da eliminação de fezes contendo ovos do parasita. Esta zoonose pode causar muitas complicações para o organismo humano, atingindo fígado, intestino, coração e pulmões.
Aparecida Urias
Aparecida Urias
2025-03-09 05:34:12
Número de respostas : 129
0
Toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário Toxoplasma gondi. Dermatomicose A transmissão pode ocorrer de forma direta entre cães e gatos. Em pesquisa, até 30% dos casos em áreas urbanas foram associados a contato direto com animais. Esporotricose Pesquisas indicam que os cães e mais raramente gatos infectados podem transmitir diretamente a infecção para os seres humanos. A infestação de Dipilidiose é extremamente comum em cães e, em menor extensão, em gatos.
Máximo Batista
Máximo Batista
2025-03-09 04:03:01
Número de respostas : 155
0
Os gatos podem transmitir doenças aos humanos, e devemos tomar muito cuidado com isso. Uma das doenças que afetam os gatos, e pode ser transmitida aos humanos é a dermatofitose (ring worm) que é um problema cutâneo que causa coceira e manchas na pele. Outra doença que pode ser contagiosa é a toxoplasmose. Outra preocupação é a doença da arranhadura do gato causada pela bactéria Bartonella Henselae. Essa doença pode ser transmitida através de arranhões ou mordidas de gatos infectados. Essas doenças são só as mais comuns, mas ainda existem outras doenças que podem ser transmitidas para humanos.
Otávio Reis
Otávio Reis
2025-03-09 01:34:06
Número de respostas : 124
0
As doenças que podem ser causadas por gatos, como toxoplasmose, esporotricose e a síndrome da larva migrans visceral, acontecem principalmente nas pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido. Algumas doenças que podem ser causadas pelos gatos são alergia, toxoplasmose, infecção por Bartonella henselae, esporotricose e síndrome da Larva migrans visceral. A alergia é uma das principais situações relacionada com os gatos e pode ser desencadeada pelo contato com os pelos dos gatos. Após o arranhão, a bactéria entra no organismo e pode causar infecção na pele das pessoas que possuem o sistema imune comprometido devido ao uso de medicamentos, doenças ou transplantes, por exemplo. É possível que também exista transmissão de animais infectados para pessoas, sendo essa transmissão na maioria dos casos relacionada com os gatos.
Eduardo Cervantes
Eduardo Cervantes
2025-03-08 23:38:33
Número de respostas : 132
0
A toxoplasmose é uma doença transmitida pelo gato bastante conhecida. A alergia respiratória é uma doença transmitida pelos gatos, mas que não tem relação nenhuma com a condição de saúde do pet. A Bartonella Henselae é o nome científico da famosa “doença da arranhadura do gato”. A micose de gato é uma doença causada por fungos que é transmissível entre felinos e deles para os seus tutores. A síndrome da larva migrans visceral é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxocara Cati. A esporotricose é uma doença transmitida por meio de mordidas e arranhaduras de um gato contaminado.
Alícia Colaço
Alícia Colaço
2025-03-08 16:58:07
Número de respostas : 116
0
Sim, gato transmite doenças! Algumas doenças como a toxoplasmose, esporotricose e doença da arranhadura do gato podem ser transmitidas do gato para os humanos e a seguir falaremos um pouco sobre cada uma com o intuito de desmistificar e ajudar na prevenção. A toxoplasmose, também chamada de “doença do gato“, é uma doença de caráter zoonótico, transmitida por um protozoário chamado Toxoplasma gondii que pode ser encontrado em carne crua ou mal cozida infectada, contato com as fezes dos felinos infectados, verduras ou em água contaminada. Conhecida também como Bartonelose (devido ao nome da bactéria), a doença da arranhadura do gato é ocasionada pela arranhadura do gato, causando uma infecção bacteriana na região lesionada. Este fungo fica alojado no ambiente (solo, vegetais, materiais contaminados, farpas e espinhos) e os gatos que possuem vida livre são os mais acometidos. Ou seja, gato transmite raiva sim, embora seja mais difícil.